grelhado

Medalhão de Mignon ao molho de gorgonzola e champignon

Tempo de preparo: | Porções:

Ingredientes:

- 1 peça Filet Mignon
- 400ml (2 unidades) creme de leite
- 1 gema de ovo
- 100g queijo parmesão ralado
- 300g queijo gorgonzola
- 150g champignon (cogumelo paris)
- sal
- pimenta do reino
- azeite
- alecrim (para decoração)

* Dica do Chef - Compras:
a) Procure por peças de Filet Mignon no máximo pesando até 1,3kg. Os cortes menores tendem a serem mais macios. Observem a cor da carne, e escolham a que estiver em tons mais avermelhados. Em alguns supermercados vocês já conseguem encontrar o Filet limpo, sem o cordão da carne e sem as capas de gordura. Pode ser uma boa opção para ganhar tempo e ter menos trabalho, porém o preço do kg da carne limpa costuma ser um pouco maior do que o normal.

b) Opte por cogumelos frescos, de preferência. Mas se ainda estiver se adaptando à cozinha e quiser ganhar mais um pouco de tempo no preparo, os champignons em conserva também são aceitos no preparo do nosso prato.
 

Modo de preparo:

1| Posicione o Filet Mignon sobre uma tábua de corte, e no sentido contrário às fibras da carne, corte os medalhões com ao menos 3cm (dois dedos) de espessura. Tempere com sal e pimenta, espalhando bem pelos dois lados da carne, e reserve.

2| Aqueça a grelha (ou frigideira) em fogo alto, colocando azeite suficiente somente para espalhar por toda superfície, disponha as carnes e com o auxílio de um pegador vá controlando esse preparo, de acordo com sua preferencia para o ponto da carne.

3| Em uma panela misture bem a gema de ovo com queijo parmesão ralado, adicione o creme de leite e leve ao fogo em baixa temperatura, sempre atento para que não ferva. Adicione o queijo gorgonzola, cortado em pequenos pedaços para que facilite o derretimento. Quando o queijo já estiver completamente derretido e o molho encorpado, finalize colocando os cogumelos.

* Dica do Chef - Preparo:
a) Sempre coloque o lado mais bonito da carne primeiro na grelha (ou frigideira), e espere até formar aquela pequena crosta dourada para poder virar e grelhar o outro lado.

b) Caso deseje utilizar cogumelos frescos, jogue-os rapidamente (por alguns segundos) em uma frigideira quente (sem azeite, sem nada) para que peguem uma cor e acrescentem mais sabor e beleza ao molho.

Para montagem, com tudo já pronto, é muito simples. Disponha 2 ou 3 medalhões no prato e cubra-os com o molho de gorgonzola. Coloque alguns ramos de alecrim entre as carnes, e a decoração está pronta e o prato já pode ser servido (dessa forma mesmo, ou ainda podendo ser acompanhado de um risoto, ou por que não uma massa... mas isso fica para um próximo post).

Previous
Next